What's that?  

Estrelas de papel: livros de astronomia dos séculos XIV-XVIII

 
Apresentação
Investigação
Pós-graduação
Divulgação
Publicações
Textos disponíveis
Links
Contacto
 
   
   

EXPOSIÇÃO

29 de Abril a 31 Julho de 2009

Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa

Entrada livre

Integrada nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia, que se celebra em 2009, a Biblioteca Nacional de Portugal organiza uma exposição onde pela primeira vez será apresentado um conjunto fundamental das obras mais emblemáticas da história da astronomia, manuscritas e impressas. Uma oportunidade rara para conhecer um património cultural que exibe a evolução da mais antiga das ciências exactas - a astronomia - e testemunhar o fascínio que o espectáculo da abóbada celeste exerceu em todos os povos e culturas, nas suas expressões tanto científicas como estéticas.

Constituída por quatro núcleos documentais, complementados por alguns instrumentos astronómicos* de época, a Exposição começa por apresentar os Antecedentes da Revolução Astronómica, com obras de Ptolomeu, Sacro Bosco, Afonso X, Regiomontano e Pedro Apiano, entre outros, mostrados através de manuscritos de Alcobaça, códices árabes, incunábulos e edições do século XVI. Em A Revolução Astronómica mostram-se raras edições de autores célebres como Copérnico, Tycho Brahe, Galileu, Kepler, Riccioli, Hevelius e Newton. Um núcleo dedicado aos Atlas Celestes reúne os exemplos mais significativos da evolução da representação das constelações, estrelas, planetas e cometas desde o século XV, com a sua enorme riqueza iconográfica. Como último núcleo, A Astronomia em Portugal exibe impressos e manuscritos de autores portugueses entre os quais Pedro Nunes, Sardinha de Araújo, Manuel Bocarro, Castro Sarmento, Eusébio da Veiga e Monteiro da Rocha, assim como edições portuguesas de autores estrangeiros.

 

Ver também:

21 de Maio de 2009

> JORNADAS de História da Astronomia em Portugal - BNP

 

Comissariado:
> Henrique Leitão, CIUHCT

     
     

EDIÇÕES RELACIONADAS

O Catálogo da exposição, com o mesmo título, Estrelas de papel: livros de astronomia dos séculos XIV-XVIII, recolhe e apresenta o rico património documental exibido na exposição, sendo amplamente ilustrado para evidenciar o interesse científico das peças assim como a grande qualidade das representações cosmográficas e de instrumentos astronómicos de excepcional valor estético. Integra, ainda, estudos sobre aspectos relevantes da História da Astronomia, por académicos portugueses.

Estrelas de papel: livros de astronomia dos séculos XIV a XVIII [org.] Biblioteca Nacional de Portugal; comis. cient. Henrique Leitão; colab. Halima Naimova; introd. Jorge Couto; estudos Henrique Leitão, Luís Tirapicos, Cândido Marciano da Silva; coord. téc. Lígia Martins. Lisboa: BNP, 2009. 197 p., ISBN 978-972-565-442-2

 

 

Ligações:

> Ano Internacional da Astronomia
> Biblioteca Nacional de Portugal BNP
> Observatório Astronómico de Lisboa OAL (Observatório da Ajuda), Universidade de Lisboa
> Museu de Ciência MCUL, Universidade de Lisboa

     

A BNP edita em fac-símile a obra de Manuel Bocarro Tratado dos cometas que appareceram em Novembro passado de 1618, publicado em Lisboa, por Pedro Craesbeeck, em 1619, que testemunha a existência e circulação de correntes intelectuais não aristotélicas em Portugal e o seu surgimento aquando dos debates cosmológicos das primeiras décadas do século XVII. O fac-símile é publicado conjuntamente com um estudo de Henrique Leitão.

Manuel Bocarro, Tratado dos cometas que apareceram em Novembro passado de 1618, Edição fac-similada da edição de Lisboa: Pedro Craesbeeck, 1619. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009. 20 f., ISBN 978-972-565-433-9

 

 

     

 

---

* Instrumentos emprestados pelo MCUL, Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, Museus da Politécnica, Lisboa

 

 
            
           
  Última actualização 21-04-06