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Ciência antiga e medieval

 
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Horário: 2ª feira, 14.00-17.00, a partir de 26 de Novembro a aula terá lugar na sala 6.2.39

Objectivo da disciplina (resultados da aprendizagem e competências a adquirir)

Dar a conhecer as tradições do conhecimento matemático, da natureza e técnico-instrumental de várias civilizações da antiguidade e da idade média.

Compreender os principais conceitos, problemas, métodos instrumentais das ciências nos seus contextos.

Exercer o espírito crítico perante as fontes (textos e artefactos) da história das ciências matemáticas e naturais.

Precedências recomendadas

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Programa (Componente teórica)

1. Matemática (Jorge Nuno Silva)

  • A matemática das civilizações antigas (Babilónia, Egipto, China).
  • A matemática grega. Os primórdios. Os Elementos de Euclides. Arquimedes. Nicómaco e Diofanto.
  • A matemática medieval em vários contextos (Índia, China, Islão, Europa): Combinatória, equações e álgebra, trigonometria.

2. Instrumentos científicos (Samuel Gessner)

  • Introdução à historiografia dos instrumentos da ciência - Prehistória.
  • Ciência romana - Vitrúvio, os instrumentos do Decem libri de architectura.
  • Ciência alexandrina - Ptolemeu, os instrumentos do Almagesto.
  • Ciência alexandrina - Instrumentos para a construção geométrica, duplicação do cubo.
  • Ciência árabe e chinesa - Observatórios e quadrantes murais.
  • Ciência árabe – Thābit ibn Qurra, a teoria do gnomon
  • Ciência da idade média latina - O astrolábio (com Henrique Leitão)
  • Ciência da idade média latina - Sacrobosco, « capítulo 2 » da Sphaera (com Henrique Leitão)
  • Ciência da idade média latina - Um instrumento matemático do século XVI: o compasso proporcional
  • Conclusão - Problemas metodológicos

3. Filosofia natural (Henrique Leitão)

  • Princípios cosmológicos aristotélico-ptolemáicos
  • Astrologia e conhecimento do mundo natural
  • Medicina antiga

Programa (Componente teórico-prática)

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Bibliografia matemática

Estrada, M. F., C. C. Sá, et al. (2000). História da Matemática. Lisboa, Universidade Aberta.

Katz, V. J. (1998). A History of Mathematics: An Introduction, Addison-Wesley

Struik, D. J. (1989). História Concisa das Matemáticas, Gradiva.

Bibliografia básica

Field, J.V., "What is scientific about a scientific instrument?", Nuncius, ano 3, vol. 2, 1988, p. 3-16, [i-xi], 17-26

Warner, D.J., "What is a scientific instrument, when did it become one, and why?", British Journal for the History of Science, vol. 23, 1990, p. 83-93

Bibliografia complementar (instrumentos)

Turner, Anthony J., Early Scientific Instruments, Europe 1400-1800, London, Philip Wilson for Sotheby’s, 1989 

Bennett (1987), J. A., The Divided Circle. A history of Instruments for Astronomy, Navigation and Surveying, Oxford, Phaidon, 1987

Cândido Marciano da Silva; Manuel Calado, “New astronomically significant directions of megalithic monuments in the Central Alentejo”, Journal of Iberian Archaeology, vol. 5, 2003, p. 67-88

Michael Hoskin, "Studies in Iberian Archaeoastronomy: An Overview", Journal for the History of Astronomy, Supplement, Vol. 33 (also Archaeoastronomy, No. 27), 2002, p.75

 

> Mestrado 2007/2008

 

> Docentes
Jorge Nuno Silva,
Dept. Matemática - FCUL,
C6, Piso 2, jnsilva(at)cal.berkeley.edu

Henrique Leitão,
gabinete 8.1.35, leitao.henrique(at)gmail.com

Samuel Gessner,
gabinete 8.1.33,
samuel.gessner(at)gmail.com

> Departamento responsável
Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da FCUL

> Tipo de disciplina
obrigatória

> Ano da disciplina
1º ano do 2º ciclo

> Semestre da disciplina
1º semestre

> Número de créditos
6 ECTS/3h

> Carga horária semanal (presencial)
3 horas semanais

> Responsável da disciplina
Jorge Nuno Silva

> Métodos de ensino
exposição, comentário de textos, apresentações dos alunos

> Métodos de avaliação
a definir

> Língua de ensino
português

     
       
       
       
            
           
  Última actualização 26-11-07