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História das Ciências,
do Iluminismo aos nossos dias

 
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Horário: Sábados, 8h-11h, sala 8.2.04

Objectivo da disciplina (resultados da aprendizagem e competências a adquirir)

Perspectivar as transformações científicas numa dimensão histórica, permitindo uma visão dinâmica do conhecimento científico.

Compreender a estrutura interna da abordagem científica e a sua relação em termos dos contextos socio-económico e cultural.

Discutir diferentes propostas temáticas e abordagens metodológicas propostas por historiadores das ciências para o estudo das ciências, séculos XVIII-XX.

Precedências recomendadas

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Programa (Componente teórica)

1. Ciências no século XVIII. Propostas temáticas e metodológicas dos historiadores das ciências

Projecto iluminista e ciência. Newtonianismos. Circulação do conhecimento e novas práticas científicas. Iluminismo e os limites do normal. Iluminismo e química no século XVIII. Lavoisier em perspectiva.

2. Ciências no século XIX. Propostas temáticas e metodológicas dos historiadores das ciências

Rearranjos e reformulações disciplinares: Física, biologia e geologia. A ciência da energia. Os limites do paradigma mecanicista. Genética, eugenia, impérios colonais e ambiente, do século XIX ao século XX.

3. Ciências no século XX. Propostas temáticas e metodológicas dos historiadores das ciências

O nascimento de uma nova física. O que é uma descoberta científica? A propósito da introdução dos quanta na física. As perguntas dos historiadores e as suas diferentes respostas. Einstein e a génese da teoria da relatividade. Gerald Holton e os princípios temáticos. A tese de Peter Galison.

Ciência, Estado, Nacionalismo e Ideologia. Big Science Nazi. Ciência soviética.

A génese de uma nova disciplina. Química quântica na interface da química, física, matemática e biologia. Reducionismo. Estilos em ciência e estilos nacionais. Manuais escolares e divulgação científica. Química quântica e religião

Calendarização:

7 Março - Introdução. Considerações gerais sobre a Revolução Científica e Ciência e Iluminismo

14 Março - Newton (convidado Henrique Leitão)

21 Março - Ciência e Iluminismo (convidado José Alberto Silva)

28 Março - Ciência e Iluminismo. Ciência nas periferias europeias.

4 Abril - Lavoisier e a Revolução Química

18 Abril - Panorâmica sobre ciência no século XIX

25 Abril - feriado

2 Maio - Aula substituída por outra (3h-6h a cargo do Tiago Saraiva em data a combinar)

9 Maio - Energia e Império. Energia e Teoria Cinética dos Gases

16 Maio - Geologia e Biologia (eventualmente aula a substituir por visita guiada à Exposição Darwin. 200 Anos Depois, FCG)

23 Maio - Panorâmica sobre ciência no século XX

30 Maio - Planck, Einstein e teoria dos quanta

6 Junho - Aspectos da história da química quântica

20 Junho - Considerações finais

Bibliografia recomendada

Thomas Hankins, Ciência e Iluminismo (Porto: Porto Editora, 2004)

Mary Jo Teeter Dobbs, Margaret Jacobs, Newton and the culture of Newtonianism (Humanity Books, 1994)

Lorraine Daston, Katharine Park, eds., Early Modern Science. Cambridge History of Science. 3th Volume (Cambridge: Cambridge University Press, 2006)

David Cahan, ed., From Natural Philosophy to the Sciences. Writing the History of Nineteenth-Century Science (Chicago: Chicago University Press, 2005)

Peter J. Bowler, Iwan R. Morus, Making Modern Science. A historical Survey (Chicago: Chicago University Press, 2005).

Iwan Rhys Morus, When Physics became king (Univ Chicago Press, 2005)

Mary Jo Nye, ed., Modern Physical and Mathematical Sciences. Cambridge History of Science. 5th Volume (Cambridge: Cambridge University Press, 2003)

P. Galison, Bruce Hevly, eds., Big Science. The growth of large scale research (Stanford University Press, 1992)

John Krige, Dominique Pestre, eds., Companion to Science in the twentieth Century (Routledge, 1997)

P. Galison, Image and Logic. A material culture of microphysics (University of Chicago Press, 1997)

P. Galison, Os relógios de Einstein e os mapas de Poincaré (Gradiva, 2005)

Josep Simon, Néstor Herran, Tayra Lanuza-Navarro, Pedro Ruiz-Castell and Ximo Guillem-Llobat (eds.), Beyond Borders. Fresh Perspectives in History of Science (Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2008). Especialmente introdução e cinco ensaios historiográficos.

Selecção de artigos a discutir nas aulas:

Yves Gingras, "What did mathematics do to physics?", History of Science, 39 (2001), 383-416.

Simon Schaffer, "Glass works: Newton's prisms and the uses of experiment," in D. Gooding, T. Pinch, S. Schaffer, eds., The uses of experiment-Studies in the natural sciences (Cambridge: CUP, 1989), pp. 67-104.

T. Kuhn, "Tradição matemática versus tradição experimental no desenvolvimento da ciência física," in A Tensão Essencial (Lisboa: Edições 70, 1989, original de 1977), pp. 63-100.

L. Daston, "The ideal and reality of the Republic of Letters in the Enlightenment," Science in Context 4 (1991), 367-386.

Bruno Latour, "Centers of Calculation" in Science in Action (Harvard University Press, 1997), pp.215-232.

Kostas Gavroglu, Manolis Patiniotis, Faidra Papanelopoulou, Ana Simões, Ana Carneiro, Maria Paula Diogo, Jose Ramon Bertomeu-Sánchez, Antonio Garcia Belmar, Agusti Nieto-Galan, "Science and technology in the European periphery. Some historiographical reflections", History of Science 46 (2008), 153-175.

S. Schaffer, "Enlightened automata," in W. Clark, J. Golinski, S. Schaffer, eds., The Sciences in Enlightenment Europe, pp. 69-93.

J. Golinski, "Barometers of change: meteorological isntruments as machines of Enlightenment," in W. Clark, J. Golinski, S. Schaffer, eds., The Sciences in Enlightenment Europe, pp. 126-173.

Marie-Nöelle Bourguet, "O explorador," in M. Vovelle, ed., O homem do Iluminismo (Lisboa: Editorial Presença, 1997), pp. 207-249.

Bernadette Bensaude-Vincent, "A view of the chemical revolution through contemporary textbooks: Lavoisier, Fourcroy and Chaptal", BJHS 23 (1990), 435-460.

F.L. Holmes, "The 'Revolution in Chemistry and Physics'. Overthrow of a reigning paradigm or competition between contemporary research programs?" Isis 91 (2000), 735-753.

S.F. Cannon, "The invention of physics," in S.F. Cannon, Science in Culture: The early Victorian period (NY: Science History Publications, 1978)

T. Kuhn, "A conservação da energia como um caso de descoberta simultânea," in A Tensão Essencial (Lisboa: Edições 70, 1989, original de 1977), 101-141.

C. Smith, "Natural Philosophy and thermodynamics: William Thomson and 'The Dynamical Theory of Heat'", BJHS, 9 (1976), 293-319.

C. Smith, "Force, energy and thermodynamics," in Mary Jo Nye, ed., Modern Physical and Mathematical Sciences (Cambridge: Cambridge University Press, 2003, vol.5), 289-310.

K. Caneva, The form and function of scientific discoveries (Washington D.C.: Smithhsonian Institute Libraries, 2001).

Theodore Porter, "Statistics and physical theories", in Mary Jo Nye, ed., Modern Physical and Mathematical Sciences (Cambridge: Cambridge University Press, 2003, vol.5), 488-504.

Cantor, G.; Shuttleworth, Sally; Topham, Jonathan. "Representations of Science in the 19th-Century Periodical Press." Interdisciplinary Science Reviews 28 (2003): 161-68.

Cooter, R., Pumphrey, S. "Separate Spheres and Public Places: Reflexions on the History of Science Popularisation and Science in Popular Culture." History of Science 32 (1994): 237-67.

Robert E. Kohler, "Moral economy, material culture, and community in Drosophila Genetics" in Mario Biagioli, ed., The Science Studies Reader (NY: Routledge, 1999), pp. 243-257.

Paul Forman, "Weimar culture, causality and quantum theory, 1918-1927: adaptation by German physicists and mathematicians to a hostile intellectual environment," Historical Studies in the Physical and Biological Sciences, 3 (1971), 1-117.

Max Planck, "A Scientific Autobiography" in M. Planck, Scientific Autobiography and Other Papers (NY: Philosophical Library, 1949), pp. 50.

J. Heilbron, "Establishing the world picture" in The Dilemmas of an upright man. Max Planck as spokesman for German science (Berkeley: University of California Press, 1986), pp.1-46.

G. Holton, "Einstein and the ‘crucial' experiment", AJP 37 (1969), 968-982. Reeditado em S.G. Brush, ed., History of Physics. Selected Reprints (College Park: American Association of Physics Teachers, 1988), pp.195-209.

P. Galison, "Os relógios de Einstein" in Os relógios de Einstein, os mapas de Poincaré. Os impérios do tempo (Lisboa: Gradiva, 2005), pp.223-295.

R. Staley, "On the histories of relativity. The propagation and elaboration of relativity theory in participant histories in Germany 1905-1911," ISIS, 89 (1998), 263-299.

M. Stanley, "'An expedition to heal the wounds of war'. The 1919 eclipse and Eddington as Quaker adventurer," ISIS 94 (2003), 57-89.

Kostas Gavroglu, Ana Simões, "The Americans, the Germans and the Beginnings of Quantum Chemistry: The Confluence of Diverging Traditions," Historical Studies in the Physical Sciences, 25 (1994), 47-110.

Ana Simões, "Dirac's claim and the chemists," Physics in Perspective, 4 (2002), 253-266.

Ana Simões, "Textbooks, popular lectures and sermons: the quantum chemist Charles Alfred Coulson and the crafting of science," British Journal for the History of Science, 37(3) (2004), 299-342.

Ana Simões, Kostas Gavroglu, "Quantum Chemistry qua Applied Mathematics. The contributions of Charles Alfred Coulson (1910-1974)," Historical Studies in the Physical Sciences, 29 (1999), 363-406.

A. Warwick, "Writing a pedagogical history of mathematical physics," in Masters of Theory. Cambridge and the rise of mathematical physics (Chicago: Chicago University Press, 2003), 1-48.

K.M. Olesko, "Science Pedagogy as a category of historical analysis: past. Present, and future," Science and Education 15 (2006), 863-880.

Bernadette Bensaude Vincent, "Textbooks on the map of science studies," Science and Education 15 (2006), 667-670.

P. Galison, "Trading zone: coordinating action and belief," in M. Biagioli, ed., The Science Studies Reader (NY: Routledge, 1999), pp. 137-160.

P. Galison, "Introduction: image and logic," in Image and Logic. A material culture of microphysics (University of Chicago Press, 1997).

R. Kohler, "Lab histories. Reflections," ISIS, 99 (2008), 761-8.

John V. Pickstone, "Ways of knowing: towards a historical sociology of science, technology and medicine," BJHS 26 (1993), 433-58.

John V. Pickstone, "Working knowledges before and after circa 1800. Practices and disciplines in the history of science, technology and medicine," ISIS 98 (2007), 489-516.

James A. Secord, "Knowledge in transit," ISIS 95 (2004), 654-72.

I. Hacking, "Styles for historians and philosophers," SHPS, 23 (1992), 1-20.

Artigos a escolher da Secção Focus ISIS.

>Bowler

Artigos a seleccionar da revista on-line HoST.

Artigos a seleccionar em Mary Jo Nye, ed., Modern Physical and Mathematical Sciences (Cambridge: Cambridge University Press, 2003, vol.5)

 

> Mestrado 2007/2008

 

> Docente
Ana Simões (convite de Tiago Saraiva), Gabinete 4.3.15, Tel: 217500817, ext 24315 e-mail: aisimoes@fc.ul.pt

> Departamento responsável
Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da FCUL

> Tipo de disciplina
obrigatório

> Ano da disciplina
1º ano do 2º ciclo

> Semestre da disciplina
2º semestre

> Número de créditos
6 ECTS/3h

> Carga horária semanal (presencial)
3 horas semanais

> Responsável da disciplina
rcoelho(at)fc.ul.pt

> Métodos de ensino
1ª parte da aula: Apresentação dos temas pelo professor e sua discussão colectiva.

2ª parte da aula: Apresentação a cargo dos alunos de artigos relacionados com a matéria discutida na primeira parte, seguida de debate colectivo.

> Métodos de avaliação
Participação nas aulas e apresentação oral de artigos (números a determinar). 25%

Fichas de leitura sobre artigos seleccionados (número a determinar). 25%

Trabalho escrito individual (10 páginas). 50%

Tema do trabalho final: A combinar entre professor e aluno.

> Língua de ensino
português

     
       
       
       
            
           
  Última actualização 01-05-09