What's that?  

Mestrado em História
e Filosofia das Ciências

 
Apresentação
Investigação
Pós-graduação
Divulgação
Publicações
Textos disponíveis
Links
Contacto
 
   
   

2007-2008
Mestrado em História e Filosofia das Ciências,
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências.

Número de créditos necessário à obtenção do grau: 120
Duração normal do curso: 4 semestres (2 anos)
Número de vagas: 20

Aqui encontra o horário para o 2º semestre do ano lectivo de 2007/2008. [pdf]

Programas

2º semestre


1º semestre

Calendário

1º semestre:
> 8 Outubro - 19 Dezembro 2007
> Ferias Natal: 22 Dezembro 2007 - 6 Janeiro 2008
> 7 Janeiro - 21 Janeiro 2008
> Intervalo para avaliação: 22 Janeiro - 2 Março 2008

2º semestre:
> 3 Março - 18 Março 2008
> Ferias Pascoa: 19 Mar - 25 Mar
> 26 Março - 11 Junho 2008
> Intervalo para avaliacao: 12 Junho - 27 Julho 2008

 

Objectivos

A importância atribuída internacionalmente à História e Filosofia das Ciências e, em geral, àqueles que são actualmente conhecidos por Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (Science Technology and Society Studies), em que aquelas se inserem, traduz-se pelo grande número de ofertas de formação existentes no Espaço Europeu e fora dele. A nível nacional, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) conta-se entre as duas únicas instituições de ensino superior onde esta formação vem sendo oferecida há alguns anos.

Na ausência de um 1º ciclo em História e Filosofia das Ciências, este 2º ciclo confere continuidade aos estudos de 1º ciclo realizados nas áreas das ciências e / ou humanidades, oferecendo uma formação simultaneamente abrangente e especializada e, ao mesmo tempo, capaz de responder às especificidades do contexto português. O objectivo é possibilitar a aquisição pelos alunos de uma ideia clara, simultaneamente ampla e precisa, dos principais temas, problemas, abordagens e tendências metodológicas que têm vindo a pautar o desenvolvimento e evolução das disciplinas de História das Ciências e de Filosofia das Ciências em contexto internacional. Ao mesmo tempo, oferece-se uma formação direccionada para o entendimento das características específicas da Ciência e Tecnologia em Portugal, tanto em termos históricos como de análise da contemporaneidade e um primeiro contacto com a área da conservação e musealização do património científico e tecnológico português.

De assinalar a natureza multidisciplinar do curso que faz confluir abordagens teóricas e metodológicas de áreas científicas diversas de forma a possibilitar o estudo histórico-filosófico das ciências e da tecnologia assim como do património científico-tecnológico português.

Ver as competências gerais e específicas a desenvolver...


Condições de acesso

São consideradas habilitações de acesso a este mestrado as licenciaturas em qualquer área científica ou tecnológica, ciências humanas e sociais e filosofia ou curriculum profissional considerado relevante.

 

> Coordenação
Prof. Doutora Ana Simões
Horário a anunciar.

> Candidaturas
1a fase: a anunciar
2a fase: a anunciar

> Contacto
FCUL - Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências


Maria Helena Genro
(Assessora principal)

Faculdade de Ciências,
Universidade de Lisboa
Campo Grande Edifício C4,
Piso 3, Gabinete 30
1749-016 Lisboa
Telefone 00351 21 750 04 31
Extensão: 24330
Fax: 00351 21 750 01 58

Email:
saciencia(at)fc.ul.p
mhgenro(at)fc.ul.pt


> Horários
> Calendário escolar
> Programas
> Plano de estudos
> Condições de acesso
> Competências

 

Ver também

> Teses de mestrado
> Mestrado 2005-2006

 

> Site do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

     

 

Plano de Estudos


1º Ano/
1º Semestre Curricular

UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA Tipo CRÉDITOS
Revolução Científica HC Semestral 6 ECTS/3h
Filosofia do Conhecimento Científico FC Semestral 6 ECTS/3h
Opção A HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Opção A HC ou FC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Opção A HC ou FC Semestral 6 ECTS/3h Optativa


Grupo Opcional A

Historiografia das Ciências * HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
História da Tecnologia HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
História das Ciências Antiga e Medieval * HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Análise do Discurso Científico FC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Ciência, Ética e Política * FC Semestral 6 ECTS/3h Optativa



1º Ano/
2º Semestre Curricular

UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA Tipo CRÉDITOS
Histórias das Ciências, do Iluminismo aos nossos dias HC Semestral 6 ECTS/3h
Epistemologia e Filosofia das Ciências no Século XX FC Semestral 6 ECTS/3h
Opção B HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Opção B HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Opção B HC ou FC Semestral 6 ECTS/3h Optativa


Grupo Opcional B

História das Ciências e da Tecnologia em Portugal * HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Museus, Colecções e História das Ciências * HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Tópicos Seleccionados de História das Ciências * HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
Temas e Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea FC Semestral 6 ECTS/3h Optativa
A Ciência e os Seus Públicos
HC Semestral 6 ECTS/3h Optativa



2º Ano/
3º Semestre Curricular

UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA Tipo CRÉDITOS
Seminário de Projecto
HC/FC Semestral 12
Dissertação
HC/FC Semestral 18



2º Ano/
4º Semestre Curricular

UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA Tipo CRÉDITOS
Dissertação
HC/FC Semestral 30

* Disciplinas de opção oferecidas no ano lectivo 2007/2008 - Todos os Grupos Opcionais poderão incluir ainda outras unidades curriculares, a fixar anualmente pelo Conselho Científico da FCUL, sob proposta do Departamento responsável.

 

     

...

A aposta numa formação tão abrangente quanto possível é materializada pela obrigatoriedade de quatro disciplinas, duas na área da História das Ciências e duas na área da Filosofia das Ciências. As disciplinas de opção estão divididas em dois grupos (Grupo A e Grupo B), pretendendo-se com as disciplinas do Grupo A complementar a formação obrigatória, reforçando-a ou alargando-a a áreas de carácter mais interdisciplinar. Com as disciplinas do Grupo B visa-se o aprofundamento de temas de carácter mais avançado ou relacionados com as características específicas deste mestrado, que lhe conferem um cunho singular, nomeadamente aquelas que decorrem da sua interacção com outras instituições da UL (Museus da Politécnica, Observatório, etc). Em cada edição do mestrado serão oferecidas todas ou quase todas as disciplinas de opção. Essa oferta terá em conta as disponibilidades docentes, procurando-se, sempre que possível, ir ao encontro das necessidades de formação dos candidatos seleccionados em cada edição do mestrado.

O Seminário de Projecto, previsto para o terceiro semestre, visa facilitar a orientação do aluno para a realização da sua tese de mestrado. Inicia-se com o apoio à escolha de um tema de tese, prossegue com a orientação e supervisão dos trabalhos preparatórios à elaboração da tese e termina com a apresentação de um projecto a ser defendido por escrito. A tese desenvolver-se-á paralelamente à elaboração do Projecto, ao longo dos 3º e 4º semestres.

 
     


Competências a desenvolver

Apontam-se como competências gerais a desenvolver as seguintes:

  • Capacidade para desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo no contexto das áreas da História e Filosofia das Ciências e dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade.
  • Capacidade de diálogo e discussão com os professores / supervisores na escolha das opções temáticas e metodológicas mais adequadas.
  • Capacidade para participar em programas de investigação e participar em projectos de cooperação, tanto a nível nacional como internacional, com vista a aquisição de conhecimentos, aplicação activa dos conhecimentos adquiridos e sua convocação em prol de uma investigação autónoma e criativa.
  • Capacidade de operacionalização dos conhecimentos adquiridos em múltiplas vertentes - integração de conhecimentos, resolução de questões concretas, emissão de juízos em situações de informação limitada ou incompleta, etc.
  • Capacidade de redacção de textos bem elaborados e estruturados, consistentes e claros e seguindo as normas de organização, exposição e controle da informação da História das Ciências e da Filosofia das Ciências.
  • Capacidade de transmissão correcta, acessível e adequada de informações e conhecimentos a diversos tipos de audiências, evitando tanto a simplificação redutora como o recurso a categorias e expressões científicas excessivamente disciplinares.
  • Capacidade de envolvimento num processo de aprendizagem contínuo, ao longo da vida, manifestando características de autonomia e auto-orientação.

Assinalam-se como competências específicas a adquirir:

  • Capacidade para analisar crítica e rigorosamente o passado das ciências convocando para esse fim visões historiográficas relevantes.
  • Capacidade para pensar crítica e rigorosamente os problemas do conhecimento cientifico e para compreender de forma aprofundada a especificidade dos principais programas da Filosofia das Ciências do século XX.
  • Capacidade para aplicar os métodos e técnicas de análise própria das disciplinas da Historia e Filosofia das Ciências.
  • Capacidade para avaliar criticamente a bibliografia secundária - bibliografia histórico-científica e filosófico-científica de referência.
  • Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos à comunicação e divulgação próprias das áreas histórico-científica e filosófico-científica.

Contacto...

 
       
       
           
  Última actualização 02-04-08