What's that?  

Mestrado em História
e Filosofia das Ciências

 
Apresentação
Investigação
Pós-graduação
Divulgação
Publicações
Textos disponíveis
Links
Contacto
 
   
   

2009-2010
Mestrado em História e Filosofia das Ciências, Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.

Programas

  • Revolução Científica (HC)

  • Calendário

    1º semestre:
    a anunciar

    2º semestre:
    a anunciar

    Objectivos

    A importância atribuída internacionalmente à História e Filosofia das Ciências traduz-se pelo grande número de ofertas de formação existentes no Espaço Europeu e fora dele.

    A nível nacional, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) conta-se entre as duas únicas instituições de ensino superior onde esta formação vem sendo oferecida há alguns anos. Para além de um minor em História e Filosofia das Ciências a ser oferecido pela SAHFC a partir do próximo ano lectivo (2008-2009), este 2º ciclo tem estado a funcionar desde o ano 2003-2004. Ele confere continuidade aos estudos de 1º ciclo realizados nas áreas das ciências e / ou humanidades, oferecendo uma formação simultaneamente abrangente e especializada e, ao mesmo tempo, capaz de responder às especificidades do contexto português. O objectivo é possibilitar a aquisição pelos alunos de uma ideia clara, ampla e precisa, dos principais temas, problemas e tendências metodológicas que têm vindo a pautar o desenvolvimento e evolução das disciplinas de História das Ciências e de Filosofia das Ciências em contexto internacional. Ao mesmo tempo, pretende-se proporcionar o entendimento das características específicas da Ciência e Tecnologia em Portugal, tanto em termos históricos como de análise da contemporaneidade e um primeiro contacto com a área da conservação e musealização do património científico e tecnológico português.

    De assinalar a natureza interdisciplinar do curso que faz confluir abordagens teóricas e metodológicas de áreas científicas diversas de forma a possibilitar o estudo histórico-filosófico das ciências e da tecnologia assim como do património científico-tecnológico português.

    A aposta numa formação tão abrangente quanto possível é materializada pela obrigatoriedade de quatro disciplinas, duas na área da História das Ciências e duas na área da Filosofia das Ciências. As disciplinas de opção estão divididas em dois grupos (Grupo A e Grupo B), pretendendo-se com as disciplinas do Grupo A complementar a formação obrigatória, reforçando-a ou alargando-a a áreas de carácter mais interdisciplinar. Com as disciplinas do Grupo B visa-se o aprofundamento de temas de carácter mais avançado ou relacionados com as características específicas deste mestrado, que lhe conferem um cunho singular, nomeadamente aquelas que decorrem da sua interacção com outras instituições da UL (Museus da Politécnica, Observatório, etc). Em cada edição do mestrado serão oferecidas todas ou quase todas as disciplinas de opção. Essa oferta terá em conta as disponibilidades docentes, procurando-se, sempre que possível, ir ao encontro das necessidades de formação dos candidatos seleccionados em cada edição do mestrado.

    O Seminário de Projecto, previsto para o terceiro semestre, visa facilitar a orientação do aluno para a realização da sua tese de mestrado. Inicia-se com o apoio à escolha de um tema de tese, prossegue com a orientação e supervisão dos trabalhos preparatórios à elaboração da tese e termina com a apresentação de um projecto a ser defendido por escrito. A tese desenvolver-se-á paralelamente à elaboração do Projecto, ao longo dos 3º e 4º semestres.


    Condições de acesso

    São consideradas habilitações de acesso a este mestrado as licenciaturas em qualquer área científica ou tecnológica, ciências humanas e sociais e filosofia ou curriculum profissional considerado relevante.

     

    O CHC participa no mestrado no âmbito da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências.

    > Site oficial: hfc.fc.ul.pt

    > Coordenação
    Olga Pombo
    Horário a anunciar.

    > Candidaturas
    fechadas

    > Instruções para submissão de candidaturas (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

    > Contacto
    FCUL - Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências


    Maria Helena Genro
    (Assessora principal)

    FCUL - Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências,
    Universidade de Lisboa
    Campo Grande Edifício C4,
    Piso 3, Gabinete 30
    1749-016 Lisboa
    Telefone 00351 21 750 04 31
    Extensão: 24328
    Fax: 00351 21 750 01 58

    Email:
    saciencia(at)fc.ul.p
    mhgenro(at)fc.ul.pt


    > Horários
    > Calendário escolar
    > Programas
    > Plano de estudos
    > Condições de acesso

     

     

    Ver também

    > Teses de mestrado

    > Mestrado 2008-2009
    > Mestrado 2007-2008
    > Mestrado 2005-2006

     

    > Site do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

         

     

    Plano de Estudos

     

           
         

    Contacto...

     

     
           
           
               
      Última actualização 19-10-09