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Revolução Científica

 
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Horário: 2ª feira, 17.00-20.00, sala 3.1.10

Objectivo da disciplina (resultados da aprendizagem e competências a adquirir)

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Precedências recomendadas

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Programa (Componente teórica)

1. A Ciência do Mundo Antigo: A Filosofia Natural.

  • O pensamento naturalista grego. Os pensadores atomistas gregos. A cosmologia platónica. Aristóteles e a filosofia natural aristotélica. Estrutura e coerência do cosmos aristotélico. O problema do movimento. A transmissão das obras de Aristóteles. A noção de "aristotelismo".

2. A Ciência no Mundo Antigo: A astronomia.

  • A matemática no mundo antigo: Euclides e Arquimedes. Estrutura e importância dos Elementos de geometria.
  • A ciência no período helénico. Ptolomeu e a astronomia grega. A matemática como descrição da realidade. "Salvar os fenómenos": realismo e instrumentalismo científico. A astronomia como modelo de teoria científica.

3. A transmissão da ciência antiga na Europa.

  • A Ciência medieval e o seu contexto cultural e institucional. A tradição greco-latina e a cultura cristã. A universidade. As contribuições árabes. Cosmografia e imagem do mundo medieval.

4. Prelúdios e precursores de uma revolução.

  • Críticas às concepções aristotélicas. As condenações de 1277 e sua relevância na história da ciência. Os "calculatores" de Merton College e os mestres parisienses.
  • Humanismo, Imprensa e Reforma: suas repercussões no desenvolvimento científico. Cultos herméticos, magia e astrologia renascentista.
  • O impacto da expansão europeia. Papel de Portugal nas etapas iniciais da crítica à cosmovisão tradicional.

5. Inovando num quadro tradicional.

  • Copérnico e a teoria heliocêntrica. Modos de recepção da teoria heliocêntrica. A astronomia e a imagem do mundo.
  • "Continuismo" ou "descontinuidade": a noção de progresso científico e os seus debates historiográficos.
  • Tycho Brahe; a ciência como uma prática em "grande escala".

6. Galileu.

  • Descobertas telescópicas e suas implicações. Estrutura do debate cosmológico: provas, retórica e autoridade. A carta a Duquesa Cristina. O "caso Galileu". Tendências historiográficas à luz do caso Galileu.

7. Uma Revolução?

  • Mecânica galileana. Instrumentos científicos. Matemática e filosofia natural. A unificação da física e da astronomia; Johannes Kepler.
  • Formas institucionais para a prática da ciência. Mecenato científico.
  • Francis Bacon e o programa baconiano. A popularização da ciência. A emergência do cientista.

Programa (Componente teórico-prática)

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Bibliografia recomendada

Leituras obrigatórias

Edward Grant, Os Fundamentos da Ciência Moderna na Idade Média (Porto: Porto Editora: 2004). 

Richard S. Westfall, A Construção da Ciência Moderna. Mecanismos e Mecânica (Porto: Porto Editora: 2003).

Yves Gingras, Peter Keating e Camille Limoges, Do Escriba ao Sábio. Os Detentores do saber da Antiguidade à Revolução Industrial (Porto: Porto Editora: 2007).

Outras leituras (muito) recomendadas

Herbert Butterfield, As Origens da Ciência Moderna (Lisboa: Edições 70, 1991).   

Steven Shapin, A Revolução Científica (Lisboa: Difel, 1999).

Thomas S. Kuhn, A Revolução Copernicana (Lisboa: Edições 70, 1990).

David C. Lindberg, The Beginnings of Western Science (Chicago: The University of Chicago Press, 1992).

Edwin Arthur Burtt, The Metaphysical Foundations of Modern Science (Atlantic Highlands, NJ: Humanities Press, 1996 [1952]). 

A. Rupert Hall, The Revolution in Science, 1500-1700 (London, 1983).

Osler, Margaret J. (ed.), Rethinking the Scientific Revolution (Cambridge: Cambridge University Press, 2000).

 

> Mestrado 2007/2008

> Bibliografia

 

> Docente
Henrique Leitão,
gabinete 8.1.35, leitao.henrique(at)gmail.com

> Departamento responsável
Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da FCUL

> Tipo de disciplina
obrigatória

> Ano da disciplina
1º ano do 2º ciclo

> Semestre da disciplina
1º semestre

> Número de créditos
6 ECTS/3h

> Carga horária semanal (presencial)
3 horas semanais

> Responsável da disciplina
Henrique Leitão

> Métodos de ensino
exposição, comentário de textos

> Métodos de avaliação
Quatro fichas de leitura. Um trabalho final.

> Língua de ensino
português

     
       
       
       
            
           
  Última actualização 18-12-07